Páginas

5 dicas essenciais para você decorar um quarto pequeno

Volta e meia, aqui no blogue, nós falamos em ambientes pequenos. O assunto é sempre muito discutido, afinal, cada vez mais, os apartamentos estão diminuindo, e as pessoas precisam de ideias para decorar a casa. Hoje vamos falar de quartos pequenos

Todo e qualquer ambiente precisa de um bom planejamento. Quando falamos de cômodos compactos, como um quarto pequeno, mais ainda! A decoração, em especial, tem o poder de aumentar a sensação de amplitude do espaço ou diminuí-la: e o segredo está em usar bem os truques certos!


Por isso, separamos esses truques em 5 dicas para você decorar um quarto pequeno com todo o charme e, de quebra, com a sensação de que ele é maior do que de fato é. Confira!


1 - Planejamento: cada coisa em seu lugar

Para quem tem um orçamento maior, o planejamento de móveis é um bom investimento. Cada móvel será projetado especialmente para o seu quarto, conforme seu gosto e as funcionalidades que precisa para esse ambiente. No entanto, atenção: os móveis planejados nem sempre se adaptam bem a outros cômodos, ainda mais pequenos. Por isso, invista nessa opção se você tem plano de permanecer onde mora a longo prazo.




Caso você não tenha intenção ou orçamento para móveis projetados, saiba que ainda é possível planejar seus móveis. Nesse caso, tire as medidas do seu quarto com atenção e pesquise bastante por móveis que se encaixem bem nelas. Planeje, assim, escolhendo você mesmo os móveis essenciais para o seu quarto e quais devem ser suas medidas.




E uma dica extra: opte por cômodos funcionais! Aquele puff que pode funcionar como organizador, aquele modelo de cama com gaveteiro embaixo e por aí vai. Isso, aliás, nos leva à próxima dica...

2 - Aproveite bem cada cantinho

Avalie bem o seu quarto e todos os espaço que há nele, inclusive, aqueles que parecem ser inúteis. Espaços embaixo da cama e aqueles espaços verticais, nas paredes, costumam ser os que mais passam batido e são desperdiçados. Opte por móveis funcionais e multiuso, além de usar as prateleiras a seu favor!

3 - Invista nas cores certas

A cor escolhida para pintar as paredes do seu pequeno quarto é um fator muito importante. Isso porque cores mais escuras dão a sensação de um ambiente fechado e comprimido, enquanto que as cores claras dão mais  sensação de maior liberdade, fazendo o ambiente parecer espaço maior.



Por isso, prefira as cores mais claras e as neutras, até porque elas ajudam a refletir a claridade do ambiente, tanto durante o dia com a incidência de sol quanto à noite com a iluminação artificial. Se for usar alguma cor forte ou muito viva, opte por pintar apenas uma das paredes.

4 - Use e abuse dos espelhos

Os espelhos costumam ser muito usados por arquitetos em espaços pequenos porque aumentam a amplitude do espaço. Por isso, invista em espelhos. Eles ainda são funcionais! Uma dica que vai ao encontro da escolha dos móveis é investir em roupeiros com portas de correr espelhadas: é basicamente dois em um!



5 - Aproveite as paredes

Como já falamos, os espaços verticais devem ser bem explorados. Isso é fundamental porque deixa mais espaço horizontal (chão) livre e evita superlotar de objetos os móveis. Aí vão algumas ideias…

     Utilize prateleiras para guardar livros e itens decorativos.

     Quadros são sempre bem recebidos e funcionam muito bem na decoração. Apenas evite exageros!

     Para evitar aquele porta-retratos de mesa, usar um mural magnético é um truque ótimo, além até de ser um item mais versátil. Você pode decorar com suas fotos, cartões e até ímãs decorativos e colecionáveis.

     Para evitar cabeceiras desnecessárias, as arandelas são uma boa aposta.




Pronto! Com essas dicas e truques fica superfácil deixar seu quarto aconchegante e com um espaço bem aproveitado! O que achou? Deixe seu comentário.


Imagens: Pinterest, Arquitetizze, Tucuws, Terra, Viva Decora, Faz Simples, Chaos to Order, Decor Fácil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou? Comente aqui.






Layout por A Design